CBR - Conexão Brasil Rússia

Vladimir Andreevich Steklov

Vladimir Andreevich Steklov foi um proeminente russo e soviético matemático, mecânico e físico.

Steklov nasceu em Nizhny Novgorod, na Rússia. Em 1887, graduou-se da universidade de Kharkov, onde era um estudante de Aleksandr Lyapunov. Em 1889-1906 trabalhou no Departamento de Mecânica desta Universidade.

Em 1896 ele se tornou professor titular, e durante 1893 a 1905 também ensinou mecânica teórica no Instituto Tecnológico de Kharkov (agora conhecido como Instituto Politécnico de Kharkiv). Em 1906 ele começou a trabalhar na Universidade de Petersburgo. Em 1921, ele pediu a criação do Instituto de Física e Matemática.

A principal contribuição científica de Steklov foi na área de conjuntos funcionais ortogonais. Introduziu uma classe de conjuntos ortogonais fechados, desenvolveu o método assintótico de Liouville-Steklov para polinomiais ortogonais, provou teoremas em séries generalizadas de Fourier, e desenvolveu uma técnica da aproximação chamada agora de função de Steklov. Ele também trabalhou na hidrodinâmica e na teoria da elasticidade.

Steklov escreveu uma série de obras sobre a história da ciência. Ele morreu em Gaspra, na Crimeia. Ele foi enterrado em São Petersburgo, na Rússia.

Após sua morte o Departamento de Matemática da universidade onde lecionava, se separou do Instituto e atualmente é conhecido como Instituto Steklov de Matemática, que faz parte da Academia Russa de Ciências.

E-mail: contato@cbr.tur.br
Facebook: http://www.facebook.com/conexaobrasilrussia
Youtube: https://www.youtube.com/user/conexaobrasilrussia
Conheça Kaliningrado: http://www.cbr.emp.br/kaliningrado
Conheça Petrozavodsk: http://www.cbr.emp.br/petrozavodsk
Conheça Vladivostok: http://www.cbr.emp.br/vladivostok
Conheça Novosibirsk: http://www.cbr.emp.br/novosibirsk
Boa viagem =D





CBR - Conexão Brasil Rússia

Facebook Youtube

Conexão Brasil-Rússia - CBR

Caixa Postal 198 - Bento Gonçalves/RS
Fone: (11) 3181.8896
CEP: 95700-970

central do cliente

termos de uso
desenvolvido por AT