CBR - Conexão Brasil Rússia

Os Melhores Supercomputadores da Rússia

A Rússia provou em sua história a capacidade de produzir sistemas e supercomputadores de alta qualidade com destaque em diversas listas dos melhores do mundo, atualmente estes são os mais poderosos supercomputadores russos:

O mais poderoso supercomputador russo é o sistema "Lomonosov-2" instalado na Universidade Estatal de Moscou. Construído pela T-Platforms, o Lomonosov-2 é um Intel Xeon / FDR InfiniBand, acelerado com GPUs NVIDIA K40M. Em sua configuração atual, entrega 2.1 petaflops de processamento executando o software de Benchmark Linpack. Ele representa o único supercomputador em petaescala na Rússia.

O supercomputador número dois é o primeiro Lomonosov da Universidade Estadual de Moscou, Ele entrega 901,9 teraflops de processamento executando Linpak. Também construído pela T-Platforms, é alimentado por uma variedade de processadores mais antigos, incluindo as CPUs Intel Xeon do "Nehalem" e do "Westmere", GPUs "Fermi" M2070 da NVIDIA e aceleradores PowerXCell 8i da IBM. Ele usa o agora antigo (2007) QDR InfiniBand como o sistema de conexão. O Lomonosov foi ligado pela primeira vez em 2011 e foi atualizado com os aceleradores PowerXCell 8i um ano depois.


 

O número três é o supercomputador Polytechnic RSC Tornado instalado na Universidade Politécnica de São Petersburgo. Este foi construído pelo outro grande fornecedor de sistemas HPC da Rússia, O grupo RSC. A implementação do Linpack na máquina foi recentemente retrabalhada, aumentando sua pontuação de processamento de 658,1 teraflops para 715,8 teraflops. Montado em 2014, o Polytechnic RSC Tornado é alimentado por processadores relativamente modernos, as CPUs Intel "Haswell" Xeon e as GPUs NVIDIA K40. Um punhado de nodos também estão equipados com as GPUs GRID K1 e K2 da NVIDIA, presumidamente para fornecer capacidade de visualização. A comunicação entre entre os clusters usa o FDR InfiniBand.

O sistema número quatro da Rússia é o supercomputador MVS-10P instalado no Centro de Supercomputadores da Academia Russa de Ciências (JSCC RAS). Ele entrega 383.2 teraflops de processamento com o Linpack, usando uma combinação de processadores Intel Xeon e Xeon Phi. Especificamente, Cada um dos 207 blocos de servidores é equipado com 2 processadores Intel Xeon "Sandy Bridge" mais dois coprocessadores Xeon Phi 7110H "Knights Corner" e usa o padrão FDR para a comunicação entre os clusters.


 

O supercomputador número cinco da Rússia é um cluster da T-Platforms que opera no Instituto Kurchatov, um laboratório de pesquisa focado em física, biotecnologia e neuroinformática. O sistema está equipado com as GPUs Intel "Ivy Bridge" Xeons Plus GPUs NVIDIA K80 e fornece 381,4 teraflops de processamento no Linpack. 

E-mail: contato@cbr.tur.br
Facebook: http://www.facebook.com/conexaobrasilrussia
Youtube: https://www.youtube.com/user/conexaobrasilrussia
Conheça Kaliningrado: http://www.cbr.emp.br/kaliningrado
Conheça Petrozavodsk: http://www.cbr.emp.br/petrozavodsk
Conheça Vladivostok: http://www.cbr.emp.br/vladivostok
Conheça Novosibirsk: http://www.cbr.emp.br/novosibirsk
Boa viagem =D





CBR - Conexão Brasil Rússia

Facebook Youtube

Conexão Brasil-Rússia - CBR

Caixa Postal 198 - Bento Gonçalves/RS
Fone: (11) 3181.8896
CEP: 95700-970

central do cliente

termos de uso
desenvolvido por AT