CBR - Conexão Brasil Rússia

O Futebol na URSS



O futebol foi introduzido na Rússia pelos britânicos no Século XIX. O  desenvolvimento do esporte entre os russos deu-se de maneira parecida com o ocorrido na Grã-Bretanha: boa parte dos times era formada por trabalhadores urbanos, enquanto outros times tinham suas raízes estrangeiras.

O ano de 1892 é colocado como marco do futebol na Rússia e, em 1894, foi fundada a primeira equipe. Entretanto, é consenso entre os historiadores que a popularização só passou a ganhar força na década de 1910, quando o esporte passou a ser mais bem organizado e a associação nacional filiou-se à Fifa.

Em 1914, oito mil praticantes de futebol eram registrados em todo o Império Russo. Representava uma parcela pequena da população, em um país de áreas urbanas reduzidas, por conta da industrialização tardia. Mais importante, no entanto, é o perfil dos praticantes que, de certa maneira, se alinhava com o de uma parcela importante daqueles que realizariam a revolução, anos depois. Jovens, trabalhadores urbanos e crescidos em Moscou.

 

 

O projeto de estatização das equipes foi contínuo durante a década de 1920. O CSKA era fomentado pelo exército, enquanto o Lokomotiv tinha o apoio dos ferroviários. Spartak, Torpedo, Zenit e Krylya Sovetov representavam as indústrias de alimentação, automóveis, eletricidade e aviões. O fim da classe dominante facilitou a apropriação dos clubes sem maiores resistências. Esse desenvolvimento levou à criação do Campeonato Soviético, em 1936.

A seleção soviética, formada em 1911, não participou de competições internacionais, com poucos amistosos disputados até a década de 1952. Ela tinha basicamente o intuito de estreitar os laços diplomáticos com a Turquia, aliada política e vivendo transformações profundas. De 1924 a 1935, foram 15 partidas contra os turcos. Além do número de partidas, há relatos de que alguns jogos foram armados a favor dos turcos para ressaltar o orgulho nacional no país recém-formado. 

E-mail: contato@cbr.tur.br
Facebook: http://www.facebook.com/conexaobrasilrussia
Youtube: https://www.youtube.com/user/conexaobrasilrussia
Conheça Kaliningrado: http://www.cbr.emp.br/kaliningrado
Conheça Petrozavodsk: http://www.cbr.emp.br/petrozavodsk
Conheça Vladivostok: http://www.cbr.emp.br/vladivostok
Conheça Novosibirsk: http://www.cbr.emp.br/novosibirsk
Boa viagem =D





CBR - Conexão Brasil Rússia

Facebook Youtube

Conexão Brasil-Rússia - CBR

Caixa Postal 198 - Bento Gonçalves/RS
Fone: (11) 3181.8896
CEP: 95700-970

central do cliente

termos de uso
desenvolvido por AT