CBR - Conexão Brasil Rússia

Nikolai Vasilievich Gogol

 

Nikolai Vasilievich Gogol foi um proeminente escritor. Sua nacionalidade é motivo de polêmica, pois sua cidade natal fazia parte do Império Russo na época, mas atualmente pertence à Ucrânia. Como consequência, tanto a Rússia quanto a Ucrânia reivindicam a sua nacionalidade. Apesar de muitos de seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gogol escreveu em russo por esse motivo, sua obra é considerada herança da literatura russa.

Sua obra fez, de Nikolai Gogol, o maior escritor russo da primeira metade do século XIX, o verdadeiro introdutor do realismo na literatura russa e o precursor genial de todos os grandes escritores russos que se lhe seguiram.

Com vinte anos, o jovem Gogol viaja para São Petersburgo, lá, conhece Alexandre Púchkin, o maior escritor russo da época, essa amizade e as ideias compartilhadas, foram inspiração para Noites na Herdade de Dikanka, sua primeira obra, que viria a ser publicada em 1831.

Gogol foi um homem repleto de preocupações místicas, religiosas e patrióticas. A sua obra reflete o lado moralista das questões que dizem respeito à condição humana, trágica e inapelavelmente prisioneira na sua jaula. Gogol não foi político, não possuía um programa de ação contra o regime, que fazia da Rússia da época um país "metade base militar, metade prisão".

Seu pai, antigo oficial cossaco, desenvolveu seu gosto pela literatura, mas nunca foi um amparo na infância de Nikolai, ainda que o jovem nutrisse, por seu genitor, verdadeira amizade. Sua mãe transmitiu-lhe a fé religiosa, que veio a desencadear em um misticismo doentio.

Depois de estudos medíocres, Nikolai deixa a Ucrânia e encontra um modesto emprego de escritório ministerial em São Petersburgo. A distância de seu país natal e a nostalgia que dela resulta inspiraram alguns dos seus escritos.

De fato, sua intervenção não é outra senão denunciar os vícios e abusos no interior da alma humana, humilhada e atravancada de emoções contraditórias. Em pleno desarranjo emocional, Gogól foge e recomeça a viajar pela Europa. A morte de Púchkin em 1837, durante um duelo, abala profundamente Gogol.

Em 1841 tentou publicar em Moscou uma nova obra Almas Mortas, mas, o Comité Moscovita de Censura a recusou. Somente após uma intervenção de seus amigos o livro é publicado em 1842. O romance é uma descrição em detalhe das preocupações do homem russo, uma sátira às vezes impiedosa, que, porém, guarda, subjacente, o profundo e natural amor de Gogol pelo país.

 

 

Em 1848, faz uma peregrinação a Jerusalém, e pouco e pouco sua saúde se degrada, ainda mais devido à sua hipocondria, com isso, seu sentimento religioso se exalta. Gogol se torna cada vez mais místico, impelido em buscar, pelo sentimento religioso, a salvação da alma.

De volta a Moscou, redige a segunda parte de Almas Mortas. Mas seu estado físico se degrada incessante, a mercê do sonho que o acompanha desde jovem: mesmo homem absolutamente sadio e regrado, sua ânsia por uma nova ordem das coisas o martiriza.

No início de Fevereiro de 1852, num momento de delírio, segundo dizem, ele queima na lareira de seu quarto, todos os manuscritos inéditos, inclusive o fim da segunda parte de Almas Mortas. O romance é uma belíssima e irônica ficção sobre a corrupção de uma classe decadente que domina o povo ignorante e escravo do Estado. Mas nunca foi concluída.

Em 21 de Fevereiro de 1852, Nicolau Vasilievich Gogol morre. São-lhe concedidas cerimônias e reconhecimentos únicos: seu corpo embalsamado segue insepulto por mais de um dia, carregado pelos estudantes, que oferecem homenagens acaloradas em memória do grande escritor. Todos os que haviam lido Gogol queriam ver de perto a despedida do grande autor que está enterrado no Cemitério Novodevichy, em Moscou.

 

E-mail: contato@cbr.tur.br
Facebook: http://www.facebook.com/conexaobrasilrussia
Youtube: https://www.youtube.com/user/conexaobrasilrussia
Conheça Kaliningrado: http://www.cbr.emp.br/kaliningrado
Conheça Petrozavodsk: http://www.cbr.emp.br/petrozavodsk
Conheça Vladivostok: http://www.cbr.emp.br/vladivostok
Conheça Novosibirsk: http://www.cbr.emp.br/novosibirsk
Boa viagem =D





CBR - Conexão Brasil Rússia

Facebook Youtube

Conexão Brasil-Rússia - CBR

Caixa Postal 198 - Bento Gonçalves/RS
Fone: (11) 3181.8896
CEP: 95700-970

central do cliente

termos de uso
desenvolvido por AT