CBR - Conexão Brasil Rússia

Física, faça ciência na Rússia!

Este post é direcionado para todos aqueles que gostam da física e tenham um encanto pela Rússia!

Neste momento, você está lendo este post e poderá se fazer as seguintes perguntas:

O que eu ganho em estudar física na Rússia?
Para que estudar física na Rússia?
Se há tantas universidades excelentes no Brasil e as federais são gratuitas, porque estudar na Rússia?
Se física já é difícil em português, como será possível estudar em russo?

Posso lhe tranquilizar =D. Todas as respostas estão nesta postagem.

Diploma de física - especialista, em língua russa.

O grande segredo, o que torna possível estudar física em russo é o método russo. Antes de ingressar na faculdade de física, o estudante, durante 9 meses cursa a chamada faculdade preparatória. Aprende o idioma russo, física (mecânica, óptica, etc - o programa ás vezes varia de universidade para universidade) do ensino médio, matemática (aritmética, álgebra, funções elementares, números complexos, polinômios) e programação (a linguagem de programação varia também, algumas universidades ensinam em C e outras em Pascal, por exemplo).

Concluindo a faculdade preparatória, o aluno já possui a base necessária para estudar na faculdade de física. No dia 1º de setembro do ano subsequente ao início da faculdade preparatória o aluno inicia o curso superior na faculdade de física.

Na faculdade de física o aluno pode optar por estudar o bacharelado (4 anos de duração) ou o especialista com duração de 5,5 anos (neste caso o aluno obtém o bacharelado + mestrado).

Diploma de física - especialista, em língua inglesa.

Durante os dois primeiros anos são estudadas as disciplinas gerais, comuns a todos os cursos e a partir do 3º ano então, os alunos irão estudar as disciplinas da especialização escolhida. A carga horária varia, mas em média para o especialista são 10.570 horas/aulas

Quantida de horas aulas + disciplinas extras cursadas

Outra dica: Muitas faculdades de física na Rússia oferecem gratuitamente dois professores para dar aulas extras para os alunos estrangeiros. Um professor dará três horas semanais de matemática e outro professor uma hora e meia de física, são como plantões tira-dúvidas, então aproveite!!!

Além das disciplinas gerais o aluno pode assistir qualquer aula em qualquer faculdade e fazer a prova final da disciplina cursada e assim a nota irá para o diploma. Há vários projetos nas mais diferentes cátedras, cursos como SUSY, programação em supercomputadores, gravitação quântica, análise real (sendo esta, ensinada no 4º semestre nas universidades russas e no Brasil apenas na pós-graduação ou mestrado), estatística quântica, entre tantas outras áreas de pesquisa.

Equivalência entre os programas.

Como você pode ter visto, a quantidade de aulas, carga horária, especializações e tipo de programas de ensino são os motivos que alunos abandonam as federais do Brasil para estudar física na Rússia.

Ah sim! e a experiência de vida é única! Estudar em russo os livros dos maiores gênios da ciência, ler a coleção do Landau, artigos, assistir aulas no Instituto de Matemática de Steklov não tem preço!

 

E-mail: contato@cbr.tur.br
Facebook: http://www.facebook.com/conexaobrasilrussia
Youtube: https://www.youtube.com/user/conexaobrasilrussia
Conheça Kaliningrado: http://www.cbr.emp.br/kaliningrado
Conheça Petrozavodsk: http://www.cbr.emp.br/petrozavodsk
Conheça Vladivostok: http://www.cbr.emp.br/vladivostok
Conheça Novosibirsk: http://www.cbr.emp.br/novosibirsk
Boa viagem =D





CBR - Conexão Brasil Rússia

Facebook Youtube

Conexão Brasil-Rússia - CBR

Caixa Postal 198 - Bento Gonçalves/RS
Fone: (11) 3181.8896
CEP: 95700-970

central do cliente

termos de uso
desenvolvido por AT