CBR - Conexão Brasil Rússia

Depoimento sobre a escola de verão - Petrozavodsk

Neste post deixamos o depoimento de Vinicius Bocchi, cliente e amigo da CBR que neste ano, no mês de junho participou da escola de verão 2016 na cidade de Petrozavodsk, Rússia. Recomendamos a leitura a todos =)

 

"Durante o mês de Junho/2016, participei da escola de verão na Universidade Estatal de Petrozavodsk. Esta foi minha primeira viagem à Rússia, e o país me surpreendeu positivamente em vários aspectos.

Começando pelo povo: a imagem de serem frios e pouco hospitaleiros foi bastante diferente do que eu encontrei na viagem. Em geral, foram todos muito solícitos e dispostos a ajudar. Como exemplo, cito a minha chegada a S. Petersburgo, quando eu não conseguia localizar o hotel (o sistema de endereçamento russo é um pouco complicado, mesmo usando-se GPS). Perguntei a uma pessoa na rua como chegar ao hotel. Esta pessoa não apenas forneceu-me a informação, como também telefonou ao hotel e me levou pessoalmente à entrada.

Chegando em Petrozavodsk, fiquei hospedado com uma família russa. Aconselho a todos os estudantes do idioma a hospedagem com a família (em detrimento ao alojamento), pois traz um desenvolvimento acelerado do idioma (principalmente na compreensão oral) e a oportunidade de contato com outros aspectos culturais do país (por exemplo, a culinária). Apesar de não ser tão econômico quanto o alojamento, a meu ver é um investimento muito proveitoso.

Robson e Vinicius em Petrozavodsk

Todos os membros da família também me receberam muito bem, e auxiliaram-me com vários assuntos (por exemplo, colocaram-me em contato com conhecidos em Moscou, que me receberam durante a minha visita à cidade, etc), sugeriram as melhores opções de presente e os locais onde comprá-los.

O curso de idiomas foi o ponto alto da viagem: além de termos a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo, foi possível progredir bastante no aprendizado, mesmo tendo estudado durante apenas 1 mês. O conteúdo do curso é de aplicação imediata nas conversas cotidianas, e é dada ênfase em conversação e construção de argumentos. A carga extra-classe requerida não é tão alta, o que proporciona ao estudante a possibilidade de aproveitar a viagem para fazer passeios turísticos.

O custo de vida na Rússia é surpreendentemente baixo (mesmo com a nossa moeda desvalorizada), e recursos básicos como alimentação e transporte possuem tarifas mínimas se comparadas a outros países da Europa. Fora dos grandes centros, os valores são ainda menores. A infra-estrutura do país é muito melhor do que a imagem que temos: o transporte funciona com eficiência, os serviços de telefonia/internet são bons e baratos, e o comércio abre de domingo a domingo.

Recomendo àquele que gosta da Rússia e que tem interesse em conhecer um pouco mais do país, a inscrever-se na escola de verão. É uma experiência viável financeiramente, de altíssimo teor cultural e, sem dúvida, inesquecível."  

 

Gostou do depoimento? Já pensou em participar dessa experiência no próximo ano? A CBR seguirá em 2017 com as inscrições para as escolas de verão pois essa é uma experiência digna de todos que amam a Rússia!

E-mail: contato@cbr.tur.br
Facebook: http://www.facebook.com/conexaobrasilrussia
Youtube: https://www.youtube.com/user/conexaobrasilrussia
Conheça Kaliningrado: http://www.cbr.emp.br/kaliningrado
Conheça Petrozavodsk: http://www.cbr.emp.br/petrozavodsk
Conheça Vladivostok: http://www.cbr.emp.br/vladivostok
Conheça Novosibirsk: http://www.cbr.emp.br/novosibirsk
Boa viagem =D





CBR - Conexão Brasil Rússia

Facebook Youtube

Conexão Brasil-Rússia - CBR

Caixa Postal 198 - Bento Gonçalves/RS
Fone: (11) 3181.8896
CEP: 95700-970

central do cliente

termos de uso
desenvolvido por AT