CBR - Conexão Brasil Rússia

A Catedral do Sangue Derramado

 

A Catedral do Sangue Derramado é uma igreja ortodoxa russa de São Petersburgo, situada na margem do canal Griboedov.

A igreja foi construída no local onde o Czar Alexandre II da Rússia foi assassinado, vítima de um atentado no dia 13 de março de 1881. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma bomba atingiu a cúpula mais alta da igreja. A bomba não explodiu e permaneceu na cúpula durante 19 anos. Somente quando os trabalhadores subiram à cúpula para reparar as goteiras, a bomba foi encontrada e retirada. Após a descoberta foram 27 anos de obras de restauro, a igreja foi inaugurada como museu estatal, onde os visitantes podem conhecer a história do assassinato de Alexandre II.

Ela foi desenhada conjuntamente pelo arquiteto Alfred Parland e pelo Arquimandrita Ignati (nome secular Mályshev), reitor do mosteiro Tróitse-Sérguievski. A construção da igreja iniciou-se em 1883 durante o reinado de Alexandre III, como um memorial ao seu pai assassinado dois anos antes nesse mesmo lugar . As obras prolongaram-se e foram finalizadas em 1907, sob o reinado de Nicolau II: As verbas necessárias provieram dos cofres da família imperial e de numerosas doações privadas.

 

 

A Catedral do Sangue Derramado demorou 24 anos a ser construída. Este intervalo de tempo relativamente longo pode ser atribuído à decoração abundante e diversificada, à construção em voga e a técnicas inovadoras de engenharia para a época. Uma fundação de estacas foi abandonada pela primeira vez na história de São Petersburgo, a favor de uma fundação de concreto. Um sofisticado isolamento hidráulico foi desenvolvido para proteger a igreja das águas do canal; o aquecimento a vapor e os sistemas elétricos foram instalados mais tarde.

A Catedral do Sangue Derramado é uma das igrejas mais emblemáticas de São Petersburgo. A sua composição vibrante, pictórica e a decoração policromática convertem-na num elemento de destaque e distintivo na arqrquitetura no contexto do centro da cidade. Conforme solicitado por Alexandre III, Alfred Parland desenhou a igreja em estilo do século XVIII na arquitetura de Moscou e Iaroslavl.

A Catedral é uma estrutura compacta de cinco cúpulas, completa com três absides semicirculares e com um enorme pilar como a torre-campanário no extremo oeste. A cobertura em pirâmide octogonal da torre ocupa a posição central. Este elemento tem uma estreita afinidade com uma série de igrejas monumentais comemorativas que datam do século XVI ao XVII.

 

 

As cinco cúpulas centrais da igreja são únicas, revestidas de cobre e esmalte de diferentes cores, que recordam as cúpulas policromadas da Catedral de São Basílio em Moscou, que frequentemente é comparada à Igreja da Ressurreição, apesar da total diferença da planimetria. As cúpulas menores em forma de cebola sobre as absides e a cúpula do campanário são, como é habitual, douradas.

A Catedral do Sangue Derramado foi concebida como uma das principais igrejas da capital, desenhada para servir como un memorial das grandes façanhas realizadas pelo czar Alexandre II, o Libertador.

A decoração rica e diversa da igreja corresponde à grande importância para a sua época. A cantaria tem um papel particularmente importante na criação da aparência majestosa da igreja. Ainda que o trabalho de pedra seja menos marcado no exterior do que na decoração interior, segue sendo bastante evidente.

 

 

A pedra colorida no iconostase foi trabalhada por artesãos da firma de Novy baseadas nos modelos de Stepanov. A paleta do mármore é única: vermelha e castanha no fundo, que se torna cada vez mais clara no sentido ascendente, e é uma reminiscência da talha de madeira.

Os mosaicos são de suma importância na decoração da Igreja da Ressurreição, formando uma das maiores coleções de mosaicos monumentais da Europa. Os esboços para os mosaicos foram criados por 32 artistas, entre eles Viktor Vasnetsov, Mikhail Nesterov, Andréi Ryábushkin, Vasili Belyáev e Nikolái Jarlámov.

Os mosaicos estão organizados em linha com o conceito teológico da igreja. A cobertura da cúpula está revestida com a imagem em mosaico de Cristo Pantocrator.

Na parte central da igreja, nas paredes e abóbadas há representações de cenas da Bíblia, que vão desde a natividade até à Assunção de Cristo. Os pilares da cúpula apresentam mais de 200 imagens de ícones dos partidários da igreja, os homens veneráveis, mártires e apóstolos.

E-mail: contato@cbr.tur.br
Facebook: http://www.facebook.com/conexaobrasilrussia
Youtube: https://www.youtube.com/user/conexaobrasilrussia
Conheça Kaliningrado: http://www.cbr.emp.br/kaliningrado
Conheça Petrozavodsk: http://www.cbr.emp.br/petrozavodsk
Conheça Vladivostok: http://www.cbr.emp.br/vladivostok
Conheça Novosibirsk: http://www.cbr.emp.br/novosibirsk
Boa viagem =D





CBR - Conexão Brasil Rússia

Facebook Youtube

Conexão Brasil-Rússia - CBR

Caixa Postal 198 - Bento Gonçalves/RS
Fone: (11) 3181.8896
CEP: 95700-970

central do cliente

termos de uso
desenvolvido por AT